Pensamento Vadio

Maio 29 2008

" O passado já foi e o futuro é já amanhã!", quem é que ainda não ouviu esta expressão?

Será que algum de nós pensou no que realmente esta frase quer dizer para cada um de nós? O passado tem um papel muito importante, é um elemento estruturante. o passado faz de nós aquilo que somos no presente. quando fazemos alguma coisa, quando conhecemos alguém á algum tempo devemos em certas alturas ter em conta o passado, aquilo que nos fez gostar, amar, odiar aquela pessoa mas não devemos segundo alguns ficar presos ao passado e concordo! Concordo mas desde que saibamos que aquilo que aconteceu no passado não aconteceu por acaso!

- se no apaixonamos por alguém que nem sabe da nossa existência, isso provavelmente fortalecernos-a para a próxima queda; fez-nos amadurecer para enfrentar novas situações.

- se nos desiludimos, aborrecemos ou algo pior com alguém é porque não valia a pena e o que não vale a pena é melhor esquecer.

o passado contudo, nunca deve ser esquecido poi pode alertar-nos para alguns erros que possamos vir a cometer no presente.

Mas o passado não é só uma vela acesa no nosso presente, ele faz-nos recordar, faz-nos pensar em como crescemos, em como gostamos daquilo que por razões esritamente ligadas ao nosso passado no acontecem no presente.

Gosto de me lembrar do meu passado( apesar de curto) e encontrar no sotão que é a minha memória aqueles sorrisos inocentes, aqueles namotros inconsequentes, aquele idealismo feroz de defender os meus amigos e aquilo em que acredito. É este passado que me faz sorrir quando hoje olho à minha volta e vejo amigos que me surpreendem quando menos espero, que me mimam com palavras doces, que me ignoram por motivos vários... Este é o presente que o meu passado me trouxe. E o meu futuro terá como  passado o meu presente que é certamente muito mais dinâmico que o passado.

Todos nós temos um passado (mais ou menos9 secrevto que podemos partilhar ainda que vagamente...então? Serei a única a dar um passo em frente e abrir a fechadura do meu passado, ou algum dos meus queridissímos leitores me dá a mão e abre comigo a fechadura do seu passado?

 

Neurónios pensantes:)  

publicado por pensamentovadio às 12:01

Não podia concordar mais contigo... O que tem sido frequente desde que te conheço, é muito normal termos os mesmos pontos de vista e as mesmas opiniões.
Sinceramente, enquanto lia o texto recordei a cada palavra o meu passado e caiu-me em cima a percepção do quanto o meu passado construiu, ele próprio, o meu presente. Acredito que cada pessoa constrói o seu presente, e consequentemente, constrói não só o seu futuro mas também o seu passado. Sou profundamente e irremediavelmente uma optimista e por isso penso sempre no futuro e em coisas positivas, mas é inevitável pensar de vez em quandp no passado que já fui, que já fomos, e pensar "então foi aqui que me trouxe". Porque cada passo, cada queda, cada mão amiga e cada "estalada" (nem sempre de luva branca) fez de nós aquilo que hoje somos. Porque eu já caí, e sei que me consigo levantar. Mas também já tropecei e vi quem me agarrou. E já vi o sol aparecer por detrás das nuvens carregadas que não deixavam ver para além delas. E foi por causa de cada uma destas coisinhas que sou como sou hoje, que começo a saber em quem confiar, que aprendo a reagir e a viver.

Devo também admitir que ao ler o texto fui relacionando o meu passado com o meu presente. E queres saber? Pensei em ti, autor deste blog, e noutra pessoa nossa amiga. Pensei que devo agradecer muito a quem juntou o nosso grupo de 3. Porquê? Porque conheci 2 pessoas fantásticas, com quem me dou muitíssimo bem, com quem ADORO estar, conversar, rir, etc etc etc. Por favor, façam parte do meu futuro, porque estão a tornar o meu presente (amanhã, passado) o mais maravilhoso possível. A vossa amizade é o melhor futuro que eu posso desejar!
Muitos parabéns e muito obrigada por este magnífico post!

Beijo P.I. e obrigada!
Lips a 30 de Maio de 2008 às 02:32

Confesso que ao ler o teu texto fiquei triste. Mas não foi uma tristeza má. Foi mais uma tristeza de emoção... Também me fez lembrar coisas que até já quase tinha esquecido e relembrar as mais recentes...e marcantes. Não costumo olhar o passado com desdém, e acho que quem o faz, faz muito mal. Realmente aprendemos muito todos os dias, e devemos procurar aprender ao máximo porque tudo fica, tudo ensina, tudo marca e a tudo damos ou devemos dar valor... A vida é como se fosse um professor muito instruído , cheio de prática, de mestrados, doutoramentos e sei lá mais o quê! E a vida é nossa amiga, apresenta-nos às pessoas que vão ficar! E eu agradeço todos os dias pelas mais recentes apresentações! Que espero mesmo que fiquem...hoje e durante muitos amanhãs! Aprendi muito, sofri muito também, como toda a gente, mas cá estou, cá estamos, e ainda muito futuros existem!
Alguém a 30 de Maio de 2008 às 11:36

Num espaço de quase 10 dias e mais um post k nos deixa a pensar!! Pois bem, tendo em conta o k escreves-t, ñ sendo oportuno fazer um coment k, como costumas dizer, tenha a minha cara (s é k m faço entender) e correndo o risco, ñ de levar com uma nas trombas (by Lipa), mas de parecer um pouco lamechas, vou escrever mais um coment sério (andas-m a habituar mal lol).

Pois bem... pelo k li (e posso tar errado) parece k keres dizer k o passado, o presente e o futuro partilham de uma mesma feição, pois s/ passado ñ existe presente; s/ presente ñ existe futuro e s/ futuro nada vale a pena! Em todo o caso, ñ axo k devamos seguir totalmente esta ideia! Precisamente pk o passado ñ se pode mudar e pk o futuro ñ se sabe se virá, o que temos de viver é o PRESENTE. Toda a vida é feita de momentos, sejam eles infelizes, em que tudo parece estar perdido, ou felizes, em k tudo vale a pena. Mas o momento de hoje, de agora, é esse mesmo: o de agora! Por isso, ñ penses num passado k ñ foi terminado ou k "passou sem passar" ou num futuro k ainda vai ser vivido… Enknt o futuro se aproxima e o passado se afasta, o presente é hoje e agora. Por isso aproveita-o e vive-o, sempre recordando o BOM passado, pois é difícil viver-se o presente se ñ se apagar o MAU passado e impossível sonhar com o futuro se ñ se viver o presente.

E pk há mt k ñ falo em provérbios (lol) chego ao fim com um k, na verdade é um começo: “ñ deixes para amanhã o k podes fazer hoje”, pk o amanhã pode ñ chegar! Vive o tempo que a vida te dá... e vive-o já!
D.P a 30 de Maio de 2008 às 15:58

Caro D.P., lamento mas tenho de discordar da sua smpre tão ilustre opinião. Não acho que se tenha de apagar o mau passado para se viver o presente. Acho que se deve aprender com o mau passado e com isso tornar o "mau passado" simplesmente em "passado" e em experiências adquiridas. Mas concordo com a mensagem no final do seu comentário - "Carpe Diem" para todos! :) Apesar de não concordar com o que já referi, tenho que o felicitar por tão sábias - e estou certa que sentidas - palavras.

Obrigada pelo seu magnifico contributo!
Lipa* (sim, desta vez assino direitinho) a 30 de Maio de 2008 às 21:08

Cara Lipa, inda bem k assinas-t direitinho desta vez lol.
Tens (alguma) razão no k dizes :) Mas o k eu kis dizer foi k eskecer o mau passado ajuda a viver melhor o presente! Para quê recordar o mau passado, knd se pode viver o presente somente recordando o bom passado!?
Bem sei k é com os erros do passado k se previnem os erros do presente (e já ñ falo os do futuro), mas se ñ se pensar tanto neles, dificilmente se volta a errar no presente...
Por isto e pelo k disse no meu coment anterior, reforço a ideia: eskeçam o mau passado recordando apenas o bom e vivam o presente! O presente abarca o bom passado pk, esse, sendo bom, dificilmente será "passado", pois estará sempre presente connosco!

P.S. Axo k exagerei nas expressões "presente" e "passado", o k pode parecer confuso, mas ñ é assim tanto :)

"Carpe diem", como dizes ;)
D.P a 31 de Maio de 2008 às 18:15

"O misterio não é um muro onde a inteligência esbarra, mas um oceano onde ela mergulha". Mas o pensamento não esbarra esse derruba e segue em frente!
mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
30
31


pesquisar
 
Recepção de pensamentos
pensamentovadio@gmail.com
Contador (13.11.08)
Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites
blogs SAPO