Pensamento Vadio

Junho 10 2008

(imagem retirada da net)

 

 

Hoje acordei e comecei : "Heróis do mar, nobre povo...", mas logo parei para pensar e  disse para mim própria..ai se os vizinhos me ouvem ainda pensam que a selecção está a jogar! sim porque sabem lá eles que Portugal não é só a selecção!

Um pouco exagerado este começo, sim exagerado como eu não sou ainda totalmente doida, não acordo a cantar o hino! Mas sim, Portugal hoje em dia está afunilado na selecção, já ninguém se lembra da história, dos feitos que levaram o nosso país a ser conhecido por todo o mundo. Ninguém se lembra de quantos morreram quando obrigados por um sistema ditatorial lutavam pela pátria, ninguém se lembra de quantos saíram deste país porque não tinham condições de estabelecer uma vida com dignidade, ninguém se lembra de quanto dentro deste "cantinho a beira mar plantado" sofrem todos os dias por inúmeras razões!

Mas nem só de tristezas é feito Portugal, mas também essas são insignificantes para a massa, pois ninguém rejubila com prémios científicos, académicos que muitos destemidos recebem fora deste país, ninguém se lembra de quantos conseguem brilhar nas suas carreiras tornando-se portugueses de sucesso, portugueses que merecem ser reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem nas suas áreas.

Em Portugal nada disso é devidamente reconhecido. Mas quando 23 jogadores de futebol se juntam a crise desaparece pois o que interessa é ter ecrãs plasma para ver o Cristiano jogar, ter a bandeira a janela (de preferência bem a vista) para que eles se sintam motivados. Chorar baba e ranho se perdem e mesmo se ganham...

Todos somos portugueses, todos gostamos de futebol, mas isto não é patriotismo. Isto começa a ser deprimente. É deprimente passar em ruas em que cada casa tem 4 bandeiras, ligar a televisão e ver programas e programas com especiais dedicados a selecção, sempre a dizer o mesmo!!

Que Portugal vença o Euro, que Portugal vá o mais longe que conseguir mas que os portugueses não foquem  toda a sua atenção apenas e só na selecção de futebol. O futebol pode ser o desporto rei, mas não é por bajular o rei que ele é rei.

Hoje 10 de Junho DIA DE PORTUGAL, CAMÕES E AS COMUNIDADES PORTUGUESAS, interessa pelo menos a mim deixar aqui esta reflexão que Portugal é muito mais que futebol.

publicado por pensamentovadio às 12:26

Hoje estás muito patriótica!!
Acho muito bem!!!!
Oque dizes é bem verdade... Só nos declaramos portugueses em duas situações: quando chega um campeonato europeu ou mundial de futebol ou quando é para criticar o país... Triste, mas verdade.
O que me irrita também é o facto de sermos bons e reconhecidos no estrangeiro em outras modalidades desportivas além do futebol e ninguém saber precisamente não querem saber! Porque em Portugal só há desgraças e futebol...
Temos mesmo que mudar a nossa própria visão de Portugal...
Lipa* a 10 de Junho de 2008 às 13:43

Gostei muito deste teu texto. Muito bom mesmo. ;p
Escreve mais, gosto mesmo muito de ler os teus textos.

Saudações ninjas
Ninja! a 10 de Junho de 2008 às 18:55

Brigada Ninja pela visita aparece mais vezes!

Sabes? Agora já estou por tudo: em Portugal, grande país este, que é bem verdade, mas é onde há muitos cegos e muitos mudos (é uma metáforaaaaaaa). Cegos para o que não querem ver, e mudos que não falam porque ou não podem caso contrário há consequências, ou porque não querem mesmo pois são cobardes! Mas não é só cá... Certamente que não é. Apenas dizemos muito isto porque contactamos muito mais com esta nossa realidade!
Há muito exagero no apoio da selecção (aliás, já não posso ouvir musiquinhas de apoio) mas é uma forma de vermos que se o povo português realmente quisesse, se poderia unir muito mais e muito mais gahnava com essa união...
Alguém a 10 de Junho de 2008 às 19:42

Depois de um texto à pátria como este, resolvi transcrever um texto de um antigo professor meu do secundário (Prof. Manuel Sousa) que, certamente, não se ofenderá por eu o publicar aqui! Leiam, pois vale a pena!!

"Dia de Portugal - Variações sobre o hino"


Pschiu!

Silêncio. Tu aí, endireita o peito, sacode o pó das calças. levanta a fronte. Enche o peito de ar.
Aí, tu, deixa a lamúria, levanta-te e escuta.

E soam os primeiros acordes. E já todos alinhados, deixando de lado as mesquinhas cargas que o dia a dia amontoa.
E soa a voz entusiasta: «heróis do mar, nobre povo»...
E diz o miúdo:
- E foram todos aqueles: o Vasco da Gama, o Bartolomeu... o Gil Eanes.
- Sim, e também o Manuel de Sepúlveda e sua esposa que morreu na praia dos Cafres, e o Fernão Veloso que contava histórias de cavaleiros nos reinos da Bretanha.
Esses todos. E até os que empenharam as barbas e que ameaçaram fechar os mares à soberba dos bravos turcos.
- Sim todos esses. E também os que naufragaram e que maldisseram a hora em que se despediram da praia do Restelo.
«Nação valente, livre e imortal»...
- E somos todos nós? não é?
-Sim e todos os que fizeram desta terra uma nação livre. Expulsaram os ditadores, deram ao povo o direito de traçar o seu destino.
E seguia o hino: «Contra os canhões, marchar»...
-Sim, é preciso marchar contra os canhões: a inércia, a cedência ao mais fácil, a espera absurda de um salvador, o egoísmo de cada um e de cada grupo. Mais do que os de fora, os canhões que trazemos por casa: os que fogem ao fisco, os que subornam, os que usam das ajudas do Estado indevidamente...
E soará o hino, em uníssono, convocando cada um para a grande façanha de fazer deste país um país a sério, que não se adie mais. Que desate de vez as peias que o limitam.
Se todos dermos o nosso melhor, ficaremos mais confortados e poderemos descansar e usar da beleza deste espaço paradisíaco que nos foi destinado.
Portugal, sempre!


Texto retirado de aparipasso.blogspot.com
D.P a 10 de Junho de 2008 às 23:57

Pensamento Vadio, por acaso já disse que gostei imenso deste texto??? é que gosto...
Alguém a 11 de Junho de 2008 às 14:21

Bem, depois do dia de hoje, tive mesmo que vir aqui comentar de novo! Estou um bocado farto que os portugueses só o sejam em dias de jogo da selecção nacional... é vergonhoso o país só se mover para estas causas e ficar impávido enquanto o governo ratifica acordos ortograficos sem sentido e a educação vai plas ruas da amargura... mas enquanto a selecção jogar está tudo bem e há um patriotismo exacerbado... enfim...Vale-nos este blog :)
Ninja! a 11 de Junho de 2008 às 23:09

"O misterio não é um muro onde a inteligência esbarra, mas um oceano onde ela mergulha". Mas o pensamento não esbarra esse derruba e segue em frente!
mais sobre mim
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
14

15
17
18
19
20
21

22
24
25
26
27
28

29
30


pesquisar
 
Recepção de pensamentos
pensamentovadio@gmail.com
Contador (13.11.08)
Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites
blogs SAPO